Comemorando os 22 anos do Centro Espírita Joanna de Ângelis, de Cartagena, Colômbia, no dia 7 de junho de 2016, Divaldo Pereira Franco proferiu a conferência Encontro com a paz e a saúde.
Começou referindo-se a um estudo realizado com respeito à felicidade. Disse que a paz e a saúde unidas constituem a felicidade humana.
Disse que na vida, todos temos duas janelas abertas, uma para a tristeza e outra para a alegria. A sabedoria consiste em lembrar, diante da janela da tristeza, que a outra, da alegria, nos espera.
Cada momento, na vida, deve ser vivido em totalidade. Ante a dor, sofrê-la; diante da alegria, vivê-la, jamais retornando ao passado, de forma masoquista, no intuito de inspirar compaixão. O objetivo da vida é inspirar amor.
Carl Gustav Jung afirmou que a felicidade é possível e que a paz é o caminho para ela. A verdadeira paz é um estado de consciência. Exemplificando, narrou a história de Ananda, uma jovem pária, que até hoje continua rica de paz e de saúde, demonstrando que é possível conseguir a paz pelo autoamor.
Segue narrando experiências pessoais, exemplificando como ele próprio consegue manter a paz e a alegria de viver, apesar das lutas ferozes que enfrenta e as abençoadas calúnias, às quais jamais deu importância, seguindo a orientação de Joanna de Ângelis: Se é verdade o que falam, agradece; se não é verdade, agradece por não ser verdade. Não preste atenção ao que dizem. Se te chamam de santo, continuarás a sê-lo; se te chamam de demônio, continuarás a ser o que és. A opinião do próximo tem o valor que se lhe atribue.
É necessário que nossa vida seja de paz, essa que ninguém nô-la pode dar.
A saúde ideal não significa somente um corpo saudável, equilíbrio emocional, uma mente que pensa. Para nos dizermos saudáveis, de forma integral, é preciso também ter saúde espiritual.
Encerra, convidando a todos que meditemos na beleza da Doutrina Espírita, em seus ensinamentos, em suas lições de fraternidade e amor, a fim de que possamos encontrar a paz, a saúde verdadeira, e, por consequência, a felicidade.
Diana Burgos.
Tradução sintetizada de
Maria Helena Marcon.
Em 22.6.2016.