. : Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 
 
 

18º Movimento Você e a Paz, Praça Dois de Julho - 19.12.2015


A Praça Dois de Julho, no Campo Grande, em Salvador/BA, foi tomada por populares, desejosos de comemorar e reafirmar o desejo de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

A data de 19 de dezembro é uma data cívica, reconhecida pela municipalidade. O Movimento, iniciado em 19 de dezembro de l998, completou dezessete anos de continuado sucesso, sempre crescente, semeando a ideia da paz nos corações, estimulando o desenvolvimento de uma convivência pacífica, construindo um mundo fraterno, feliz e próspero.

Com um rico momento artístico por Júnior Silva, Maurício Virgens e Nando Cordel, o evento teve início com a participação do público, que cantou o Hino Nacional e outras músicas executadas pela Banda de músicos do Grupamento dos Fuzileiros Navais do Comando do 2º Distrito Naval, da Marinha do Brasil.

Na sequência, a Banda de músicos da Polícia Militar do Estado da Bahia se apresentou executando repertório popular.

Presentes a Secretária Estadual Olívia Santana, de Políticas para as Mulheres, representando o Governador Rui Costa, do Estado da Bahia; Célia Sacramento, Vice-Prefeita da cidade do Salvador; Dra. Nelly Berchtold, Presidente da União dos Centros Espíritas da Suíça;  Sara Schlumpf, da União dos Centros de Estudos Espíritas da Suíça – UCESS; o casal Miguel e Dulce Bertolucci, do Canadá; Carlos Frederico de Almeida Borges, Diretor Administrativo e Financeiro da CONDER; Sônia Andrade, Isaías Vasconcelos e Neudson Pinha, da Secretaria Cidade Sustentável; Suely Caldas Schubert, espírita de Juiz de Fora/MG;  Maria Senhora Rodrigues, Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia; o casal Marcelo e Andrea Marshall  Netto, dos Estados Unidos da América e Eliane Dare, espírita da Suécia.

Após os agradecimentos, a Secretária Olívia Santana se pronunciou afirmando que é importante pensar no que pode ser realizado em prol da paz, desenvolvendo ações que contribuam para a diminuição das dores, sem julgamentos, ou rótulos.

Instituído no ano 2000, pela Mansão do Caminho, o Troféu Você e a Paz homenageia importantes segmentos e pessoas que atuam em favor da paz. Na categoria Personalidade Física que se doa, foram agraciados Cláudio Lacerda da Silva, com o Projeto Banho Solidário e o Dr. João Eudes Santana Neco, do Lar Irmã Lourdes.

Na categoria Instituição que realiza, foram destacados o Projeto Parque Social, representado por Maria do Rosário Vianna de Magalhães, Diretora-Presidente; Organização Mundial Não Governamental Médicos Sem Fronteiras, representada pelo Dr. Bruno da Costa Rocha; Orquestra Pró-Sinfônica Estudantil, representada pelo Prefeito de Camaçari/BA,  Ademar Delgado; Lar Pérola de Cristo, na pessoa de Rafael Raposo; e Casa de Apoio do Hospital Aristides Maltez, representada por Pedro Cezar Archanjo dos Santos.

A categoria Empresa que viabiliza foi representada pelo ITS – Internet Technology Solutions, na pessoa de Mário Cesar Santos Souza. Na categoria Especial, os homenageados foram o Pastor Djalma Torres, da Igreja Protestante de Antioquia; Hassan Robson de Meireles Nunes, do Centro Islâmico da Bahia e Comunidade Muçulmana; o Ministro Antônio Sérgio Araújo Cabral, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; Dra. Ruth Brasil Mesquita, psicóloga e confrade espírita, dedicada divulgadora da paz; e o Dr. Marcel Mariano, confrade espírita, Assessor Jurídico do Desembargador Salomão Resedá, na Coordenadoria de Infância e Juventude.

Pronunciaram-se Jamira Nery Ferreira, Diretora Gran-Master da Sheicho-no-iê do Brasil; André Luiz Peixinho, Presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia; Pastor Djalma Torres, da Igreja Protestante de Antioquia;  Padre Alfredo Souza Dórea, da Igreja Anglicana do Brasil; Hassan Robson de Meireles Nunes, Vice-Presidente do Centro Islâmico da Bahia e Comunidade Muçulmana; e o Ministro Antônio Sérgio Araújo Cabral, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. Todos destacaram a necessidade da construção da paz, iniciando na intimidade de cada um, respeitando as divergências de opiniões e convicções, amando o próximo através do respeito, da caridade, da fraternidade, da solidariedade, sem nenhuma espécie de preconceito.

Divaldo Franco, idealizador do Movimento apresentou um relato sobre a História do Império Romano, evidenciando a vinda de Jesus entre nós e os Seus ensinos.

Com o Poema da Gratidão, do Espírito Amélia Rodrigues, finalizou a atividade e todos, em uníssono, cantaram a canção Paz pela Paz, acompanhando Nando Cordel, seu compositor.

Com abraços efusivos, votos de paz e desejos de harmonia e felicidades, os presentes foram se despedindo, retornando aos lares, levando em seus corações as vibrantes lições do Mestre de Nazaré.

Paulo Salerno.
Em 21.12.2015.

 
     
 
 
 
. Últimas Notícias

 
 
 
Documento sem título